Bertioga declara epidemia de dengue

Com 188 casos registrados da doença, a cidade é a sétima da Baixada Santista em situação epidêmica.

Jacaré fêmea com suspeita de 'gravidez' passa por exame em Santos

Veterinários achavam que animal estava com ovos há um ano. Exame de raio-x foi realizado no Aquário Municipal da cidade.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Em Bertioga, Dia do Trabalho terá atividades no Parque dos Tupiniquins


Feriado no meio da semana... o que fazer? Para quem pretende ficar em Bertioga neste 1º de Maio, Dia do Trabalho, a prefeitura está preparando um dia de atividades ao ar livre, no parque dos Tupiniquins. 

A programação terá início às 9 horas, com hasteamento de bandeiras. Depois, alunos das escolas municipais Jardim Albatroz, Dr. Dino Bueno, Professor José Inácio Hora, Rio da Granja e Vista Linda, que participam do Projeto Musicando, farão uma hora de apresentação de vários temas musicais.

Até às 15 horas, as apresentações musicais ficarão por conta do Coral do Centro de Convivência do Idoso Zeferino Orlandini, Camerata de Violões e Bandas do Município, Coral da Casa da Cultura, Orquestra Jovem de Bertioga e Banda Garagem 1000.

Também no Parque dos Tupiniquins será oferecida uma estrutura para ações de cidadania, como serviços de saúde (aferição de pressão arterial, testes de HIV, hepatites virais e glicemia), ações preventivas contra a dengue, corte de cabelo, além de serviços prestados pelo Espaço - Cidadão, que serão transferidos para o Parque, como emissão de RG, Carteira de Trabalho, 2ª via do CPF, Cartão SUS, intermediação de mão de obra e atendimento do Procon.

A programação inclui, ainda, demonstração e orientação das atividades da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, atividades esportivas (jogo de damas, xadrez e etc.), brinquedos infláveis: futebol de salão, piscina de bolinha, pula-pula e castelinho, além de venda de lanches e bebidas pelo Fundo Social de Solidariedade do Município.



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Confirmado primeiro caso da H1N1 na Baixada Santista


A dengue nem deu trégua ainda aqui na Baixada Santista e já temos o primeiro caso confirmado para a gripe H1N1: é de uma jovem de 19 anos, moradora do Guarujá, que deu entrada no hospital Ana Costa de Santos no dia 15, grávida de sete meses. Hoje (22) foi feito um parto de emergência e a criança encaminhada para a UTI Neonatal. A paciente está sedada e o estado de saúde dela é considerado grave. 

Informações retiradas do Portal G1.globo/santos

MIS Guarujá tem vagas para oficina de produção de documentário




Para você que adora cinema e tem muita vontade de conhecer um pouco mais sobre os bastidores de uma produção cinematográfica, essa é a hora! Na próxima quarta-feira (24), das 13 às 17h, acontece no MIS Guarujá a oficina 'Documentário - a formação de uma identidade'. 

Mas a atividade não é para todo mundo não. Será voltada para jovens, a partir dos 14 anos. Para se inscrever é preciso entrar em contato pelo telefone 3342-6262 até uma hora antes do início do curso ou até durarem as vagas. São 20 vagas gratuitas. 


A oficina será ministrada pela documentarista Paola Prestes, doutoranda em Comunicação e Semiótica e pós-graduada em Cinema Documentário, diretora e produtora independente. Durante a atividade, ela falará sobre o documentário como ferramenta da construção da identidade através de conceitos básicos. Dará dicas de como desenvolver o olhar crítico e sensível. Também serão realizados exercícios práticos envolvendo a elaboração de uma pauta, finalizando com a gravação de depoimentos capturados por câmeras fotográficas e celulares.


Tá esperando o quê para se inscrever? Corre lá!


Serviço – O Ponto MIS Guarujá funciona no Anfiteatro Ferreira Sampaio (Rua Oswaldo Aranha, 800 – Jardim Boa Esperança).

Fonte: Prefeitura do Guarujá

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do Índio

Foto: ABr/Arquivo



Hoje, 19 de abril, Dia do Índio. Mais que festa, o dia merece uma reflexão.

A realidade dos povos indígenas ainda é algo surreal para mim, confesso. Por mais que eu conheça suas lutas, leia a respeito de sua cultura e conviva com alguns deles bem de perto, já que moramos tão próximos de uma terra Guarani, ainda assim não me sinto em condições sequer de redigir um artigo a respeito deles ou desta data comemorativa.

Tento pensar sobre como encará-los. Hoje, andando pela cidade, encontrei vários deles. Muitos vieram de fora para participar de um Festival que vem sendo realizado aqui há 10 anos. E que, apesar das polêmicas que gera entre os moradores, tem meu total apoio. Primeiro porque é uma manifestação cultural, como pouco se vê por aqui. E segundo porque acho incrível, mesmo parecendo ser extremamente igual de um ano para outro. A energia deles é realmente diferente. Sentar ao lado deles, ouvir histórias, fazer pinturas pelo corpo. Tudo isso é uma oportunidade rara. Uma chance de conhecer um pouco mais sobre essa cultura milenar que, aos poucos, vai perdendo sua força diante da brutalidade de um mundo capitalista que engole tudo que vê pela frente.

Esse ambiente festivo, porém, só nos deixa ver a ‘beleza’ do ser índio. Meio que reforça aquela ideia que carregamos desde pequenos sobre andar pelados, pescar no rio e viver em harmonia com a natureza.

Só que enquanto isso, lá em Brasília, centenas de indígenas se unem para protestar. Em clima de guerra – e de guerra eles entendem bem - tentam lembrar aos nossos governantes que eles existem e que têm direitos sobre a terra em que vivem.

Pois é, eles também existem nos outros dias do ano. E quem se lembra disso? Quem se lembra que nos outros 364 dias do ano dezenas de índios ainda são mortos pelo Brasil afora por madeireiros e donos de gado?

Assim como ‘ser sustentável’ virou modinha, gostar de índio também. Puro modismo. Prova disso é que, no mundo real, as pessoas batem palmas a projetos ‘desenvolvimentistas’ e estão pouco se importando se os grandes empreendimentos impactam diretamente as terras indígenas ou reservas naturais. Se no passado eram os estrangeiros os algozes temidos, hoje são os próprios brasileiros, descendentes de uma cultura exterminadora, que só dá valor ao que trás lucro. Fora 19 de abril, todos os outros são dias de não-índios.

Será que é tão difícil perceber que o valor do Brasil está exatamente ligado às suas reservas naturais. Que nosso diferencial entre os países que buscam os primeiros lugares na economia mundial é termos a maior floresta tropical do Planeta em nosso território? E que os indígenas são fundamentais na luta ambiental?

Voltando à minha pequena reflexão sobre o dia do índio, ainda sem coragem para encará-los, penso que vou conversar com minhas filhas sobre da data. Falar sobre gente e natureza. Respeito e dignidade. Vai ser minha forma de comemorar do Dia do Índio.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Ricardo Young e Índio Raoni têm presenças confirmadas no Festival Nacional da Cultura indígena de Bertioga


Agora você tem mais dois bons motivos para prestigiar o Festival Nacional da Cultura Indígena, que acontece em Bertioga entre os dias 19 e 21 de abril: o empresário e vereador Ricardo Young e o líder caiapó Raoni Metyktire confirmaram presença no evento e participarão das discussões do Fórum Social Índígena, que este ano tem como temática ‘Sustentabilidade e os parâmetros da nova ecologia: Jogos Verdes e Juventude’.


Currículo e Agenda

Ricardo Young é empresário e foi presidente do Instituto Ethos e da ABF - Associação Brasileira de Franchising. À frente do Instituto Ethos, teve importante participação em fóruns internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, o Global Report Iniciative e o ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Também foi o iniciador do Pacto de Integridade de Combate à Corrupção e pioneiro na luta pela sustentabilidade como um dos disseminadores da Carta da Terra no Brasil e signatário do Manifesto“Brasil com S”. Participou da fundação do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável.

Ele fará parte da mesa de sábado (20), a partir das 9h,  que tem como tema ‘Os parâmetros da Nova Ecologia e a base da sustentabilidade’ e que contará também com a presença de Marcos Terena, do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, e da secretária municipal de Meio Ambiente, Marisa Roitman.




O indígena Raoni é um antigo defensor das causas de seu povo. Ficou conhecido em todo o Mundo ao acompanhar o cantor Sting em turnês, divulgando sua cultura e a necessidade de demarcação das terras indígenas no Brasil. Tornou-se embaixador do combate pela proteção da floresta amazônica e dos povos indígenas.

Ele preside a mesa de domingo (21), com o tema ‘Jogos Verdes Indígenas – Celebração dos Povos: Terra é vida’, também a partir das 9h. Acompanhando a mesa estará Carlos Terena e Maria Helena Paresi, do Comitê Intertribal.

O Fórum Social Indígena acontece no sábado e no domingo, das 9h às 12h35, na Tenda Tupiniquim.


Fotos: retiradas da página do Facebook da Prefeitura do Município de Bertioga

Inço, nada! É PUNC!

Pariparoba ou Caapeba: PUNC ornamental, alimentícia e medicinal

Por Geraldo Varjabedian 


Não, você não leu nem escrevi errado. Inço, para quem não sabe, é mato, erva espontânea, erva daninha. Trata-se, em jardinagem e paisagismo tradicionais, como estorvo... E PUNC é o quê? Nada a ver com o saudoso punk rock. O que está em pauta são Plantas de Uso Não Convencional... Há quem diga PANCs, Plantas Alimentícias Não Convencionais, mas como abordo outros usos além do alimentício: PUNCs... A cultura PUNC, não é Nova. Ao contrário, é uma revisita ao óbvio, como tudo que tange a sustentabilidade.

Em diversos lugares do mundo pessoas lutam para resgatar suas origens, sabedoria e empoderamento. O sistemático desrespeito à natureza como norma de desenvolvimento é, também, fruto da globalização que transformou todo o planeta em uma grande diáspora. A maioria das pessoas perdeu vínculos com suas raízes ancestrais  e culturas de origem. O preço? Uma crise de valores sem precedentes, inúmeros problemas de saúde inéditos, inclusive, problemas psicoafetivos e, no contraponto, um verdadeiro salve-se quem puder diante da lenta, mas constante queda das máscaras das corporações e instituições. Todos os dias anunciam-se sucesso ou ruína de uma substância da qual fomos ou seremos cobaias. Relativizamos a ética! No campo da saúde -- portanto, da alimentação -- há muita gente fechando os olhos para o que realmente importa, em nome da psicopatia vigente - a lógica de mercado.

Sabemos que aditivos químicos, conservantes, hormônios, antibióticos, vacinas, adubos, pesticidas e outras tantas substâncias fazem parte de vários alimentos disponíveis no mercado. O Estado sabe. A medicina oficial também sabe disso, como sabe dos males causados por essas substâncias nada naturais que compõem a dieta de tanta gente. Receitam medicamentos para males perfeitamente evitáveis com uma dieta equilibrada, mas nem todos alertam para os riscos e efeitos colaterais dos alimentos industrializados.

Enquanto isso, a grande mídia -- que também não se envolve eticamente na mudança alimentar -- se encarrega de "ensinar" a lógica do mercado. Ensina estatísticas, medicina, nutrição, até química, como se saber nomes e números quisesse dizer conhecimento; mas se você perguntar aos consumidores que compram o alfabeto de vitaminas à disposição; o que é uma vitamina?, raríssimos saberão responder. As pessoas aprendem os nomes das vitaminas, e repetem. Sabem porque lhes foi ensinado que vitamina tal serve para tanto e pronto. Lêem os rótulos à procura o que lhes foi ensinado. Nos supermercados, os alimentos trazem informações como valores nutricionais e dados sobre as substâncias utilizadas como ingredientes, mas nenhum deles diz: usamos veneno xis para que somente nossas espécies patenteadas sejam viáveis; para produzir isto mais rápido; para que aguente mais tempo no transporte ou no estoque, ou para parecer mais bonito aos seus olhos facilmente ludibriáveis de consumidor. Não, essa informação não aparece. O que aparece é o marqueting. E nas espécies vegetais a granel? Não aparece nada! Nem valores nutricionais, nem o apelido do agrotóxico utilizado, nem de quem era a semente. Nada sabemos sobre os alimentos que consumimos e o que sabíamos sobre alimentos in natura está sendo destruído pela cultura de massas. Nossos sentidos foram corrompidos. A maioria sobrevive sem medicina alguma além do que o mercado e a mídia impõem como bem e bom sem, é claro, revelar a quantas anda o consumo de agrotóxicos e congêneres ou as doenças decorrentes dessas maravilhas químicas que invadiram o ato mais trivial da humanidade: alimentar-se!

Em oficinas, as pessoas perguntam - Há como retirar os agrotóxicos, lavar, escovar, diluir, neutralizar? Apesar do otimismo, e de todas as receitas conhecidas, entendo que não existe uma maneira completa e segura de eliminar os agrotóxicos dos alimentos in natura, a não ser que sejam produzidos sem esses venenos... A precária exceção a tudo isso -- os fabulosos orgânicos -- já foi absorvida pelo mercado. Claro que há uma infinidade de pequenos produtores que insistem em seguir preceitos ecológicos, sustentáveis, mas também encontramos orgânicos embalados, maquiados e rotulados, e até transgênicos orgânicos produzidos em mega escala que o consumidor, sempre de boa fé, compra, certo que está salvando a si mesmo e ao mundo.

 O consumo de vegetais in natura ainda é uma excentricidade para a maioria das pessoas e o conhecimento ancestral dos alimentos vem se perdendo na "praticidade" do dia-a-dia, no consumismo, na ilusão de que o poder de compra garante saúde.

No entanto, uma onda sustentável de alegria e amor está apontando uma tendência em todo o mundo: muita gente questiona o modelo alimentar urbano e retoma o hábito de cultivar em casa ou, simplesmente, compra direto de pequenos produtores... Há pessoas plantando nos telhados, nas calçadas, nas sacadas. De um pé de manjericão na janela do kitchinete às praças públicas, da organização de cooperativas de consumo a feiras públicas de trocas de sementes e mudas, essas pessoas mostram que querem mesmo saúde e sustentabilidade.

Se você já percebeu o quanto o paisagismo convencional é inerte e caro -- ,além de não valorizar a natureza de fato -- uma boa ideia é transformar seu jardim careta num jardim comestível. Qualquer punhado de terra produz comida. E qualquer comida plantada é como fazer brotar dinheiro do chão. Isso significa não apenas economia, mas uma relação mais sensata entre você e sua alimentação, sua saúde e a utilidade do espaço pelo qual você paga, inclusive, impostos. Por falar em impostos, você já se perguntou por que o poder público, que fala tanto em sustentabilidade, não estimula o plantio de espécies medicinais e alimentícias? Por que não utiliza os espaços públicos para promover e difundir esse conhecimento?... Tudo bem, enquanto isso não acontece você pode fazer em casa. Não precisa abrir mão de suas flores e samambaias, mas pode produzir parte de seus alimentos, temperos, chás; reequilibrar-se em contato com a terra e, certamente, ganhar em saúde...

Mas onde entram as PUNCs nisso tudo? Explico - No mercado, você vai encontrar pacotes de sementes beneficiadas e tratadas para plantio. Muitas delas, transgênicas ou produzidas pelos mesmos métodos do agronegócio. Em lojas especializadas, também terá informações de sobra sobre como preparar a terra, comprar terra pronta, adubo específico para cada espécie e uma série de outras possibilidades. Adianto que será inevitável algum investimento em sua horta, caso queira algo convencional... Mas, se quiser plantas que quase não dão trabalho, apresento-lhe as PUNCs. Espécies comestíveis ou medicinais encontradas em terrenos baldios, barrancos, calçadas ou beiras de estrada. Aparecem espontaneamente e de forma abundante, até nos jardins, mas a incultura imposta pela urbanização aponta para elas dizendo - É mato! É inço! É erva daninha! Limpe! Arranque! Borrife mata-mato!...Um olhar mais detido, sustentável e amoroso mostra que, além da beleza intrínseca, são espécies muito bem adaptadas, vitais, versáteis e resistentes, além de nutritivas e absolutamente isentas de manipulação genética ou química. Não demandam solo especial, não precisam de adubo e a maioria delas se contenta com a rega das chuvas e produz muito! Algumas são conhecidas da medicina caseira. Outras, de uso alimentar, foram aposentadas pelo mercado porque fogem às convenções importadas de praticidade, aparência ou mimos do paladar... É o caso da Pariparoba ou Caapeba, por exemplo. Uma planta utilizada para males estomacais e hepáticos, de alto poder antioxidante e cicatrizante, e de cuja raiz se faz um chá tradicional para ressaca e males do fígado. A Pariparoba (folhas)  pode ser usada em qualquer suco verde ou salada. É uma tremenda fonte de clorofila. Pode virar "wrap". Pode ser refogada. Pode até ser consumida ao natural como a couve ou outra folhagem. Nutritiva, essa espécie originária da Mata Atlântica é comum em toda a baixada santista. Outra, muito comum, é a taioba, abundante em toda a Mata Atlântica. Rende excelentes refogados, lasanhas verdes, risotos, bolinhos, farofas... Mais espécies? Serralha, Dente de Leão, Capuchinha, Ora Pro Nobis, Tansagem, Bredo, Feijão de Corda, Vinagreira ou Caruru, Assa-Peixe; frutos como o Gravatá, o Cambuci, o Jambo, o Jambolão, o coquinho e o palmito da Brejaúva, Palmito de Taboa, Rabo de Gato (Pólen), Lírio do Brejo (Gengibre), além de flores comestíveis e outros... A lista é longa !   
                                             
Especialmente para os que já despertaram para o valor da clorofila, lembro que, além de verduras, sementes e gramas germinadas uma excelente opção são folhas de algumas frutíferas como mangueira, goiabeira, serigueleira, pitangueira... E folhas da batata doce, do chuchu, da abóbora -- suas flores, inclusive. Sempre sem exageros e não exclusivamente. Misture-as com outras folhas porque em pequenas quantidades não oferecem risco algum.               Para dar conta do mundo que vem aí é preciso resgatar sabedorias que o mercado soterrou com valores que nem sempre são os seus. Muitas vezes, o coração diz que sim e logo aparece um olhar oficial dizendo que não, mas há muito conhecimento sobre PUNCs que a mídia em geral não veicula, ainda que inúmeras universidades, cientistas acadêmicos e mesmo autodidatas estejam pesquisando usos, inclusive, como forma de diversificar o mercado.

Atenção: os cuidados tradicionais de higienização para o consumo, bem como identificação e utilização rotineira de espécies medicinais como alimento demandam algum conhecimento. Inicie as pesquisas aos poucos, identifique as espécies, troque informações e mudas com pessoas de seu relacionamento e confiança porque, mesmo na internet, ainda há poucas informações a respeito, e como tudo que visa uma transformação real rumo à sustentabilidade, não tem marqueting pronto e não é divulgado. 


Geraldo Varjabedian é escritor, terapeuta holístico. Voluntário da Agenda 21, especificamente, no capitulo 4 - Mudança dos Padrões de Consumo. Facilita oficinas de alimentação sustentável, consumo crítico e outras. Contato e agendamento de oficinas : ge.varja@gmail.com

domingo, 14 de abril de 2013

Abertas inscrições para 'Escola do Movimento', em Santos

Foto: divulgação/PMS



O projeto "Escola do Movimento", direcionado a bailarinos, atores, coreógrafos, diretores e artistas em geral, estará com inscrições abertas esta semana em Santos. O curso, oferecido pela prefeitura, é gratuito.

As aulas são um laboratório de investigação e pesquisa do movimento corporal, ministradas pela professora, bailarina e coreógrafa Maristela Sild , que tem ampla experiência internacional na área.

Serão disponibilizadas 30 vagas para pessoas com mais de 20 anos de idade. As aulas vão ocorrer às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h. A programação é dividida em três módulos, cada um com duração de três meses.

As inscrições podem ser feitas no local do curso, o Cais Milton Teixeira (Avenida Rangel Pestana, 150, bairro Vila Mathias), nos dias 18 e 19 de abril, das 14h às 19h. Os candidatos devem apresentar cópias do RG e comprovante de residência, uma foto 3x4 e currículo artístico. O processo seletivo inclui a participação em uma aula aberta, no dia 20, das 14h às 18h.

Fonte: G1 Santos 14/04

Após quatro dias de buscas, corpo de pescador é encontrado


Ontem à noite (13) foi encontrado o corpo do pescador Jairo Toledo, 64 anos, desaparecido em Bertioga desde a última quarta-feira (10). Segundo o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, o corpo foi encontrado por tripulantes de outra embarcação pesqueira. Ele estava boiando próximo à Prainha Branca.Os bombeiros foram avisados e o resgataram. 

Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Santos deve indicar as reais causas da morte do pescador.

Na última vez que foi visto, na quarta-feira, Jairo havia saído sozinho para pescar na praia do Indaiá. Seu barco foi encontrado no mesmo dia, ainda com o motor ligado e navegando em círculos, próximo à ilha Montão de Trigo, que fica entre Bertioga e São Sebastião. 

As buscas pelo pescador foram feitas desde o dia do desaparecimento pelo Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros e pela Capitania dos Portos.

Fonte: G1 Santos

Quem lembra da Vacina se Protege da Gripe


Foto: Zé Ricardo Santos/PMG

Sem deixar para trás os cuidados contra a dengue, é hora de pensarmos em nos prevenir contra a gripe também. Segunda-feira (15) começa a campanha de vacinação para o chamado grupo prioritário: gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, puerpéras, profissionais da saúde e doentes crônicos.

Se você faz parte dessa relação, pode procurar um posto de saúde até o dia 26 de abril. Em Bertioga, 11 unidades (entre fixos e volantes). Veja a relação completa em http://www.bertioga.sp.gov.br/boletins/20130412085549908.pdf.

No Guarujá, são 18 postos fixos. No sábado (20), 25 postos estarão atendendo na cidade, sendo 10 deles em Vicente de Carvalho. Mais informações na Vigilância Epidemiológica pelos telefones 3341-5019 e 3355-7340

A vacina tem ação tripla, pois protege contra a H1N, H3N2 e B e é a melhor maneira de reduzir os casos graves da doença e de internação. 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sorvete e Pastel de Bertioga disputam vaga na final do Festival Gastronômico Sabor de SP

Foto ilustração

Começou há alguns minutos, no Senac Santos, o momento mais gostoso da etapa regional do Festival Gastronômico Sabor de SP: a degustação dos  10 pratos finalistas. Mais cedo, o chef  Padrinho Eudes Assis deu uma aula gratuita de cozinha, ensinando pratos típicos da região: bolinho de taioba, arroz lambe-lambe e doce de banana.

A Sorveteria Aquarela e o Pastel do Trevo são as representantes de Bertioga na disputa. Quem estiver por Santos pode passar por lá para provar o delicioso sorvete de banana e o pastel de palmito do Donizete. O valor para degustar os pratos é 10 reais. Os melhores serão escolhidos pelo voto popular e participarão da final do evento que acontecerá em junho, na Capital.

As receitas vencedoras do Festival participarão do Guia Turístico-Gastronômico Sabor de SP que será lançado pela Secretaria de Turismo do Estado e distribuído em agências de turismo, trade, órgãos vinculados ao setor e com direito a uma página na internet.

O evento vai até às 20h30. O Sesc fica na Avenida Conselheiro Nébias, 309, Vila Mathias, Santos, telefone: (13) 2105- 7799.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Chade, Suazilândia e Azerbaijão tem Educação melhor que Brasil

Charge Rios
www.cambito.com.br

Você já ouviu falar em Chade, Suazilândia e Azerbaijão? Pois é esses três países ficaram na frente do Brasil no ranking da Educação divulgado hoje (10) pelo Fórum Econômico Mundial. 

Aparecer em 116º lugar entre os 144 países avaliados pelo Fórum  não é muita novidade para quem conhece um pouco sobre educação em nosso país . Dizer que temos os piores ensinos de matemática e ciência no Mundo infelizmente também não surpreende mais ninguém. Mas saber que estamos atrás de países que nem sabemos onde ficam no mapa-múndi dá uma sensação estranha, não dá? É um choque de realidade.


Imagino que professores e demais profissionais da área sintam esse chacoalhão diariamente, frente a tantas dificuldades para sobreviver em uma sala de aula e manter uma escola em funcionamento. E acredito que eles devam se sentir, várias vezes ao dia, como me sinto ao ler essa matéria. Com uma estranha sensação de impotência.


Os resultados do informe apontam ainda que, em ciências, Venezuela, Lesoto, Uruguai e Tanzânia estão melhores posicionados no ranking que o Brasil, que ocupa a 132.ª posição. Na América Latina, países como Chile, Panamá, Uruguai e Costa Rica estão melhores preparados para enfrentar o mundo digital que o Brasil. Mesmo em países pobres como Senegal, Quênia e Camboja, o acesso de escolas à internet é superior.


Do lado oposto da lista, liderando o ranking, estão Finlândia, seguida por Cingapura e Suécia.


Fonte: Estadão.com.br

terça-feira, 9 de abril de 2013

Eles estão chegando...

Foto: Renata de Brito
Semana que vem, a partir do dia 19, tem Festival da Cultura Indígena em Bertioga. Para aproveitar tudo, programe-se:

Na sexta-feira, 19, às 10 horas, será aberta a Feira de Artesanato das etnias presentes, montada tradicionalmente no Parque dos Tupiniquins. O local receberá, também, exposição de fotografias e pinturas corporais. As atividades seguem às 14 horas, também no parque, com entretenimentos como talk show, apresentações culturais e brincadeiras até às 17 horas.

abertura oficial da festa será às 20 horas, na Praça de ventos. Haverá desfile das delegações, seguida pela cerimônia do fogo sagrado, manifestações culturais, apresentação de esportes tradicionais indígenas, como Corrida de Tora e Jikunahati ou cabeça-bol (jogo parecido com o futebol, mas os jogadores só podem usar a cabeça para driblar e chegar ao gol), saudações, discursos de autoridades e show pirotécnico. 

No sábado (20), a partir das 9 horas, na tenda, haverá fórum com debate sobre ‘sustentabilidade e os parâmetros da ecologia: jogos verdes e juventude’; às 10 horas,  haverá competição de Canoa Havaiana, na Praia da Enseada e às 15 horas, futebol masculino e feminino contra atletas locais. No parque às 10 horas, continua a Feira de Artesanato e, às 14 horas, talk show, apresentações culturais, esportivas e culinária. A programação segue às 20 horas, na tenda, com manifestações culturais, apresentações de esportes tradicionais, como Corrida de Tora, Jikunahati, Arco e Fecha e Tihimore (boliche indígena sulamericano). 

As discussões do fórum prosseguem no domingo (21), às 9 horas. À tarde, às 14 horas, tem talk show e apresentações culturais. A partir das 18 horas, na tenda, haverá manifestações culturais, apresentações esportivas tradicionais, Corrida de Tora, Jikunahati, Arco e Flecha, Tihimore e show pirotécnico de encerramento. 

Livro: Morte Súbita

Imagem Google


A narrativa começa com a morte inesperada, por um aneurisma cerebral, de Barry Fairbrother aos 44 anos, morador da pequena cidade imaginária de Pagford. Sua morte e a vaga no conselho municipal – que tem grande representatividade local – tornam-se o ponto principal do desenrolar dessa trama. Todos brigam pelo disputado cargo do falecido, que é um ponto-chave para resolver uma briga territorial (e social) que divide opiniões na cidade.

A partir daí, afloram as piores intrigas entre seus habitantes. Medos, segredos e fragilidades são evidenciados no decorrer da narrativa. São mais de 500 páginas temperadas de intrigas, drogas, marginalidade e preconceito. E a gente lê todas elas num só fôlego, aflitos para saber o que vai acontecer em seguida.

Questões como desigualdade social, sexo, adolescência, bullying, ideologias, política e relações familiares são abordadas com pitadas de humor negro e uma veracidade que chega a causar um certo desconforto na gente.

O desfecho da história é bastante trágico. E nos atinge de maneira real. Eu, por exemplo, quando acabei de ler o livro, tive a sensação de que conhecia todos aqueles personagens e que havia passado algum tempo na pequena Pagford. Senti falta de saber dos próximos acontecimentos.

Por isso é que J. K. Rowling é esse incrível fenômeno literário. Aos 47 anos é uma das mulheres mais ricas do mundo. Autora de "Harry Potter", que vendeu mais de 450 milhões de livros em todo o mundo, Rowling foi professora de escola pública, uma profissão que lhe deu, segunda ela, grande experiência para escrever seu primeiro trabalho para adultos, um drama ao estilo do século XIX, mas em versão moderna, como diz a própria autora.

Aos mais desavisados, atenção! Morte Súbita não tem nada em comum com Harry Potter, apesar dos melhores momentos da trama envolver os habitantes mais jovens de Pagfort, são livros totalmente diferentes, inclusive na linguagem.

Para quem ficou curioso, segue o primeiro capítulo do livro, como tira-gosto:



Código de Defesa do Consumidor: saiba mais


Boa oportunidade para quem precisa conhecer mais sobre os direitos dos consumidores: o Sebrae/Santos realizará encontro em Bertioga para falar sobre o Código de Defesa do Consumidor. 

O evento, que é dirigido a proprietários e gerentes de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, buffets e similares, visa esclarecer os empresários sobre a importância e os conceitos do Código e sua aplicação como instrumento de orientação e informação, tendo como objetivo reduzir e eliminar possíveis problemas com os seus clientes.

As palestras serão realizadas pela consultora jurídica Bianca Bastos Marsaioli e de turismo Michele do Amor Divino. 

O evento acontece no próximo dia 23, terça-feira, das 10 às 12 horas.

Interessou? Então faça já sua inscrição gratuita na Casa da Cultura: avenida Tomé de Souza, 130 – Praia da Enseada (Centro). O telefone para mais informações é o (13) 3319-9150. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Construção

Foto: Renata de Brito /PMB
Os queridos e talentosos artistas plásticos Itamar Penteado e Ricardo Bertagnon estão com suas obras expostas no Forte São João até o dia 17 de abril. Construção é o nome da mostra que reúne o que há de mais recente na produção desses dois artistas, que se 'reconstroem' em busca de mais inspiração. 
A exposição está aberta todos os dias, das 9h às 17h, no Forte São João. Entrada gratuita.

Jovem morre com suspeita de dengue em Bertioga

Sábado (6) uma jovem de 18 anos morreu, aqui em Bertioga, com suspeita de dengue. Ela teria dado entrada no Pronto-Socorro de madrugada e falecido por volta das 11h.

Caso as suspeitas se confirmem, será a primeira morte por dengue na cidade este ano. A assessoria de imprensa da Prefeitura diz que aguarda o laudo do Instituto Médico Legal para afirmar a causa da morte. No decorrer da semana, a secretaria de Saúde deverá fazer uma coletiva com a imprensa para dar maiores detalhes do caso.


Desde janeiro, já foram confirmados 122 casos positivos da doença e 974 notificações sem resultado.
 





domingo, 7 de abril de 2013

Receitinha de Bolo para um domingo chuvoso

Receita e texto enviados pela 
amiga-leitora-criativa-mãosdefada 
Kélcia Seidel :



Domingo de chuva pede bolo pro chá da tarde. A receita é bem simples e está no livro Panelinha da linda chefe Rita Lobo. O resultado é um bolo úmido, macio e com um perfume delicioso. Anote a receita:

Bolo de banana
3 bananas-prata amassadas
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
11/2 xícara de farinha de trigo
2 ovos
1 colher(chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de gengibre em pó
canela em pó para polvilhar

Modo de preparar:
Pré-aqueça o forno . Unte e enfarinhe um forma de bolo inglês(ou de furo central)

Bata a manteiga com o açúcar na batedeira até formar um creme fofo. Junte os ovos sem parar de bater. Acrescente as bananas, a farinha de trigo, a baunilha, o gengibre e por fim o fermento. Coloque na forma e polvilhe com a canela em pó. Asse por 40 minutos, até ficar dourado.

Para acompanhar eu fiz um chá de cidreira e usei um lindo apoio de bule que exala cheirinho de cravo e canela feito pela Rosangela Ribeiro. Presente super especial que guardo ainda hoje com muito carinho.
Arrume a mesa, sente-se e seja feliz! O momento merece.


Audiência Pública - Atividade Delegada

Dia 11, quinta-feira, a Câmara Municipal de Bertioga realiza audiência pública para discutir a implantação da Atividade Delegada no Município. O encontro será na sala de conferências do Hotel 27 (rua João Ramalho, 820), a partir das 19h. A iniciativa é do vereador Pacífico Jr.

A Operação Atividade Delegada permite que policiais militares  trabalhem em seus dias de folga, de maneira formal e legal. Para isso, é necessária a assinatura de convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado.  

Receita do Soro Caseiro e Hidratação em caso de Dengue

A hidratação é fundamental!


A receita do soro é simples: uma colher de sopa de açúcar e uma colher de café de sal para um litro de água fervida ou filtrada. O ideal é ingerir aos poucos. Repouso e alimentação equilibrada também são essenciais para uma boa recuperação.


Tabela de Hidratação para Pacientes com Dengue - Tratamento no Domicílio

Crianças: oferecer soro oral de forma precoce e abundante, 50 ml/kg/dia (1/3 das necessidades basais, complementando-se o restante com água, suco de fruta, leite, chá, água de coco, sopa, leite materno)

Adulto: 60 a 80 ml/kg/dia (1/3 do volume em soro oral e para os 2/3 restantes, complementar com água, suco de frutas, leite, chá, água de coco, sopa)


Fonte: Enfermeira Helen Adriana A. de Oliveira - por e-mail



Dengue: repelentes, sintomas e tratamento - informação nunca é demais!



O verão já passou, mas os casos de dengue no Brasil continuam crescendo. Por isso, todo cuidado é pouco. Muitas pessoas acham que já sabem tudo sobre a doença e que não há mais nenhuma novidade sobre o assunto. Será mesmo?

Na última terça-feira 2, assistindo ao Programa Bem Estar da TV Globo fiquei bastante surpresa ao ver um teste feito pelos médicos ali presentes. O assunto era a eficácia dos repelentes caseiros contra os insetos. Eles fizeram um teste prático, em um laboratório, passando os tipos de repelentes na pele e colocando a mão em uma caixa com mosquitos do tipo Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Sem repelente algum, em cinco segundos já é possível ver o primeiro ataque. Com a mão protegido com o repelente caseiro à base de cravo, os mosquitos atacaram já nos primeiros 15 segundos. Apenas os repelentes industrializados dão o resultado esperado, afastando os mosquitos.

Então quer dizer que os repelentes caseiros não funcionam? Não é bem assim. Segundo os médicos presentes ao programa, eles apenas têm uma eficácia menor (bem menor), por isso não são indicados em casos em que há surtos – como é o caso da dengue – quando apenas uma picada é suficiente para transmitir a doença.

Vale lembrar que o repelente tem que ser reaplicado. O produto dura na pele entre 2 e 3 horas. E se estiver muito calor e suando muito, esse período diminui.

Claro que a indústria farmacêutica tem seu peso sobre esse tipo de matéria. Portanto, nada de deixar os repelentes à base de plantas e outros ativos naturais de lado. O negócio é atacar para todos os lados e se prevenir. Dengue não é brincadeira!


Sintomas e como se cuidar
Recebi o email de uma leitora, a Helen Adriana de Oliveira, alertando sobre os sintomas da dengue e como agir em caso de suspeita ou para quem já está com a virose. Ela é enfermeira e tem informações preciosas, confira:

Sintomas
Febre alta acompanhada de pelo menos dois sintomas (dores de cabeça, nos olhos, músculos ou articulações, cansaço (prostração) e vermelhidão na pele) são indicativos de dengue. Nos casos mais graves podem ocorrer ainda vômitos, sangramentos, diarreia, dor abdominal, suor excessivo, pele fria e pálida, tontura e agitação.

Sentiu algum desses sintomas associados? Não tenha dúvidas, procure atendimento médico o mais rápido possível!

Hidratação é fundamental no tratamento à dengue
A melhor maneira de enfrentar uma virose como a dengue é manter o organismo bem hidratado. Ingerir bastante líquido evita quedas de pressão e o agravamento do quadro clínico do paciente. Soro caseiro, agua, chás, agua de coco, isotônicos e sucos naturais são os mais recomendados. Mas qual a quantidade que deve ser ingerida quando se está com dengue? Isso depende se o doente é criança ou adulto e também do peso.


Na tabela de hidratação para pacientes com dengue, do Ministério da Saúde, o volume total diário indicado varia de 3 a 4 litros para uma pessoa com 50 Kg, até 6 a 8 litros, para alguém com 100 Kg. Já para criança vai de meio litro (10Kg) até 2 litros (40Kg). “O importante é que um terço deste total seja de soro caseiro”, ressalta Almira Marques, enfermeira da Seviep (Seção de Vigilância Epidemiológica).


Importante!!
Todos os pacientes (adultos e crianças) devem retornar imediatamente em caso de aparecimento de sinais de alerta.
O desaparecimento da febre (entre o segundo e o sexto dia de doença) marca o início da fase crítica, razão pela qual o paciente deverá retornar para nova avaliação no primeiro dia desse período.
Importante: Para seguimento do paciente recomenda-se a adoção do “Cartão de Identificação do Paciente com Dengue”, que é entregue após a consulta e onde constam as seguintes informações: dados de identificação, unidade de atendimento, data de início dos sintomas, medição de PA, prova do laço, hematócrito, plaquetas, sorologia, orientações sobre sinais de alerta e local de referência para atendimento de casos graves na região.


sábado, 6 de abril de 2013

Óleo vaza do terminal da Petrobrás em São Sebastião

Foto: Divulgação PMSS


A Vigilância Sanitária alerta os moradores e turistas para que evitem as praias do centro e costa norte de São Sebastião. Os locais podem ter sido afetados por um vazamento de petróleo ocorrido na noite de sexta-feira (5), em uma das redes do píer do Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar). De acordo com a Cetesb, o vazamento foi causado por um problema em uma válvula.

Segundo comunicado da prefeitura, a medida tem como base o princípio da precaução, "já que não se sabe a dimensão da contaminação até o presente momento". As praias que devem ser evitadas, de acordo com a administração municipal, são: Porto Grande, Deserta, Pontal da Cruz, Arrastão, Portal da Olaria, São Francisco, Figueira, Cigarras e Enseada.


O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, fará uma vistoria amanhã pela orla do município para avaliar os impactos do vazamento.

De acordo com a Capitania dos Portos, não há indícios de que o vazamento tenha afetado as condições de balneabilidade das praias da região e ainda não se sabe a quantidade exata de óleo que vazou, mas estima que o vazamento não seja de grandes proporções.
"Aparentemente o vazamento é pequeno. Vai de uma extensão desde o centro da cidade até o bairro São Francisco. Esse trecho, por terra, tem cerca de cinco quilômetros, mas o que há no mar são pequenas manchas de óleo espalhadas nessa extensão", explicou o capitão de fragata Alexandre Motta de Sousa, delegado da Capitania dos Portos.

Ainda de acordo Sousa, a Petrobrás realizou as ações de contenção logo que detectou o vazamento, que já foi controlado. Foram lançadas barreiras de contenção e estão sendo utilizados helicópteros na identificação de eventuais manchas de óleo que possam ter escapado desses limites.

Por meio de nota, a Transpetro informou que as causas do incidente estão sendo apuradas e que profissionais estão trabalhando para retirar o óleo do mar.

Fonte: G1 Vale e Região e Prefeitura de São Sebastião

SERVIÇOS




Oferecemos serviços de:


# Assessoria de imprensa e divulgação = produção de material informativo para público-alvo, imprensa e divulgação.

# Produção de conteúdo jornalístico = confecção de pautas, releases, notas, editoriais, artigos, crônicas, matérias e reportagens em áudio ou impresso.

# Produção de conteúdo institucional =  confecção de institucionais, notas, boletim, comunicado, jornal institucional ou produção de conteúdo para site ou blog.

# Diagramação e arte = diagramação de jornais, boletins, folders ou outros materiais para divulgação de marca, produto ou serviço.


Jornalista Rosângela Ribeiro
MTB: 29.249 SP
roribeiro.imprensa@gmail.com

ANUNCIE AQUI




Formatos e preços para publicidade

• A confecção do banner é de responsabilidade do anunciante.
(caso seja de interesse do anunciante, será cobrado R$50 a mais para produção do banner)
• O banner deve ser enviado em código de HTML.

Valores para banners estáticos. Acréscimo de R$ 30,00 para link.

Banner principal horizontal formato de 728 x 90: 

• Local: acima das notícias 
• Dimensões: 728 x 90 pixels (horizontal).
• Nº de anunciantes: 1.
• Custo: R$ 200 por mês.
• Preço Especial: R$ 500 (três meses). 

Banner  grande formato de 300 x 250:

• Local: coluna do lado esquerdo do blog
• Dimensões: 300 x 250 pixels. 
• Nº de anunciantes: 2
• Custo: R$ 150 por mês.
• Preço Especial: R$ 350 (três meses).

Banner  médio formato 250 x 125:

• Local: coluna do lado esquerdo do blog.
• Dimensões: 250 x 125 pixels.
• Nº de anunciantes: 2
• Custo: R$ 100 por mês.
• Preço Especial: R$ 260 (três meses).


Banner quadrado pequeno formato 125 x 125:

• Local: coluna do lado esquerdo do blog.
• Dimensões: 125 x 125 pixels.
• Nº de anunciantes: 4
• Custo: R$ 80 por mês.
• Preço Especial: R$ 210 (três meses).

Publieditorial:

• Mensagem publicitária que tem a cara de reportagem e matéria jornalística. 

• Formato: Texto entre 60 a 130 linhas (duas laudas, aproximadamente).
• Dados, fotos ou ilustrações serão fornecidos pelo anunciante.
• Feito por meio de um post com data previamente definida com o anunciante.
• Será informado aos leitores que se trata de um post pago.
• O post será divulgado também no Facebook.
• Nº de anunciantes: 1 por semana.
• Cachê: R$ 350


Brindes ou produtos para os leitores do blog: 

• O anunciante pode oferecer prêmios (brindes, descontos ou produtos) para os leitores do blog em forma de sorteio ou promoção cultural. Para oferecer, qualquer tipo de prêmio no blog, entre em contato por e-mail.